27/07/2017

"O Demónio da Garrafa", R. L. Stevenson

Sinopse: Em "O demónio da garrafa", Stevenson narra a história de Keawe, um homem humilde e honrado que se depara com uma garrafa que concretiza os desejos daquele que a possuir. Todavia, está amaldiçoada: se o proprietário falecer na posse da garrafa, a sua alma arderá no Inferno. Seguindo a tradição do doutor Fausto, o conto de Stevenson parece propor a seguinte questão: Poderá um indivíduo fazer um pacto com o diabo e sair impune?





Livro: O Demónio da Garrafa
Autor: R. L. Stevenson
Editora: Ara Llibres
Nº de páginas: 79
Série: Livros Bilingues
Nº de série: 13

Terminei este pequeno conto no dia 22 e adorei! É sem dúvida um dos melhores desta coleção de contos do Correio da Manhã. Uma aventura cativante que explora o poder do desejo, a amplitude da ambição, o infortúnio do descontentamento e os imprevistos do destino.

Dei 4.25 estrelas! Eis, os destaques:
*É uma história finalizada, integral. Outros contos desta coleção não transmitem esta mesma sensação, parece que falta sempre alguma coisa ou o tema central é de tal maneira vago que torna o conto confuso. 
*Gostei das questões morais colocadas;
*Histórias sobre tradições ou lendas agarram-me sempre, adoro estas narrativas populares. 


"E apenas se deu por satisfeito por ter mais horas a sós para pensar no seu destino e não se ver condenado com tanta frequência a exibir um rosto sorridente quando tinha o coração em sofrimento."

Sem comentários: