30/06/2015

"Mataram a Cotovia", Harper Lee

Sinopse: Durante os anos da Depressão, Atticus Finch, um advogado viúvo de Maycomb, uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, recebe a dura tarefa de defender um homem negro injustamente acusado de violar uma jovem branca. Através do olhar curioso e rebelde de uma criança, Harper Lee descreve-nos o dia-a-dia de uma comunidade conservadora onde o preconceito e o racismo caracterizam as relações humanas, revelando-nos, ao mesmo tempo, o processo de crescimento, aprendizagem e descoberta do mundo típicos da infância. Recentemente, alguns dos mais importantes livreiros norte-americanos atribuíram grande destaque ao livro, ao elegerem-no como o melhor romance do século XX.


Livro: Mataram a Cotovia
Autor: Harper Lee
Editora: Relógio d'Água
Nº de páginas: 340

A obra é narrada na primeira pessoa, sob a perspetiva de Scout Finch, uma rapariga de cinco anos que cresce com o desenrolar da ação, porém esta narra a história com um distanciamento de alguns anos, permitindo uma avaliação diferente dos acontecimentos. Desta forma, o leitor é presenteado por dois pontos de vista diferentes que se completam de forma progressista e genial, por um lado a inocência e o espírito livre da criança, por outro a perspicácia e o entendimento oferecidos pelo tempo à protagonista. Outra singularidade que se evidencia em Mataram a Cotovia, de Harper Lee, é o seu espaço, isto é Maycomb, uma pequena cidade repleta de curiosidades e de moradores cativantes, cujas respetivas histórias se interligam criando um círculo informal cheio cheio de mistérios. De facto, é a partir desta comunidade que Lee faz um retrato admirável da época de depressão dos Estados Unidos da América, abordando importantes questões como a discriminação racial e as graves consequências da crise da década de trinta. 
*Fonte*
"Têm todo o direito de pensar dessa forma, como também têm o direito à que as suas opiniões sejam respeitadas - disse o Atticus -, mas antes de viver com os outros, tenho de viver comigo próprio. E a única voz que se sobrepõe à regra da maioria é a nossa consciência."

Por fim, esta obra passou a integrar a minha lista de livros preferidos pela envolvente comunidade de Maycomb, pela irreverência e sagacidade de Scout, pela integridade e altruísmo de Atticus, pelos valores e pela lealdade de Calpurnia, pela sabedoria e simpatia de Miss Maudie, pelos mistérios e caraterísticas das restantes personagens. E, sobretudo, pela leveza da história que, apesar da escrita cuidada, não perde o ritmo vertiginoso que nos impede de pousar o livro, oferecendo ao leitor uma experiência literariamente deleitável.

29/06/2015

A to Z - Filmes (#8: Hugh Jackman/Hugh Dancy)

H de Hugh Jackman / Hugh Dancy. Não conheço muito bem o trabalho de nenhum dos atores mencionados, por isso decidi fazer uma lista com os filmes de ambos. Desta forma, por um lado Jackman com Les Misérables em primeiro lugar, um dos meus musicais preferidos e que foi mencionado no A to Z de Anne Hathaway, seguido de Kate & Leopold, uma história inovadora que viaja pelos séculos com a subtileza de uma comédia romântica. Por outro lado, Dancy com The Jane Austen Book Club, um romance marcante que estabelece uma ligação entre a sociedade retratada por Austen e a sociedade atual, e duas comédias que se destacam individualmente pela sua capacidade de deliciar continuamente o espectador, Confessions of a Shopaholic e Ella Enchanted.
*Fonte*

27/06/2015

Citações de Situação #13

*Fonte*
"It is a good thing, perhaps, to write for the amusement of the public, but it is a far higher and nobler thing to write for their instruction, their profit, their actual and tangible benefit."
Curing a Cold, Mark Twain

26/06/2015

Fase de Grupos: ronda 1 (Copa das Séries 2)

Grupo A:
Dawson's Creek (1.12): 4,06
Breaking Bad (1.05): 4,03
Brothers and Sisters (2.15): 4,56
Star Crossed (1.05): 4,13

Grupo B:
House (1.15): 4,69
Madam Secretary (1.13): 5,00
Parks and Recreation (1.01): 4,00
Scorpion (1.12): 5,00

Grupo C:
Unbreakable Kimmy Schimidt (1.01): 5,00
Friends (9.19): 4,88
Orphan Black (1.05): 4.18
The 100 (1.07): 4.91

Grupo D:
Suits (1.01): 4,28
Rizzoli & Isles (5.01): 4,75
The Night Shift (1.01): 3,91
Hart of Dixie (4.06): 4,03


Grupo E:
Bates Motel (1.10): 3,69
Haven (1.06): 4,02
Marry Me (1.01): 4,11
Orange is the new Black (1.04): 4,20

Grupo F:
Jane the Virgin (1.01): 4,26
The secret life of an american teenager (1.05): 3.88
The O. C. (1.06): 4,12
The Flash (1.01): 4.31 

25/06/2015

Visualizando #17

O melhor de Just Between Us:

23/06/2015

Wishlist Junho 2015

1. Toda A Luz Que Não Podemos Ver, Anthony Doerr
2. Ms Marvel: Generation Why, G. Willow Wilson; Adrian Alphona
3. It's Not Summer Without You, Jenny Han
4. A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón
5. Em Parte Incerta, Gillian Flynn
6. Throne of Glass, Sarah J. Maas
7. A Livraria noite e dia do Senhor Penumbra, Robin Sloan
8. A Rapariga no Comboio, Paila Hawkins

22/06/2015

Copa das Séries 2

No verão passado diverti-me bastante com este projeto, por isso decidi voltar a fazê-lo. Porém, fiz algumas mudanças ao conceito do ano passado, nomeadamente, no número de participantes, este anos em vez de 32 serão 24 participantes, que foram sorteados em 6 grupos. A copa terá 5 etapas: a fase de grupos, composta por ter rodas de jogos; oitavos de final, composta por 16 séries (passam os 2 melhores de cada grupo e as 4 melhores pontuações dos restantes); quartos de final, passando os 8 melhores; meias-finais, onde disputam os 4 melhores participantes; e, por fim, a final, onde será conhecida a série vencedora.

21/06/2015

Readathon (Junho 2015)

*Fonte*
A maratona literária deste mês terá início às 24h do dia 22, segunda-feira, e terminará às 23:59h do dia 25, quinta-feira, e a única regra é ler o máximo possível.

Atualizações e Projetos Futuros

*Fonte*
Os meus exames terminaram, estou oficialmente e finalmente de férias, de maneira que já tenho mais algum tempo para alguns projetos novos. Sendo o primeiro e o mais importante tirar a carta de condução, como já tenho a de mota só me falta tirar a condução para ficar com a de ligeiros. Depois aqui no blog quero fazer a segunda edição da Copa das Séries e uma Readathon em cada um dos meses de verão. Pretendo também desenvolver qualquer coisa em vídeo mas ainda não sei bem como é que isso irá funcionar. 

20/06/2015

A to Z Bookish Survey

A: Author you've read the most books from
J. K. Rowling
B: Best sequel ever
Em Chamas, Suzanne Collins
C: Currently reading
O Despertar da Magia, George R. R. Martin
D: Drink of choice
Inverno - Cappuccino de baunilha; Verão - Ice Tea
E: E-reader or physical book
Physical book
F: Fictional character you probably would've dated in high school
Miles de À Procura de Alaska, John Green
G: Glad you gave this book a chance
Branca como a Neve, Alessandro D'Avenia
H: Hidden gem
Livro de Mágoas, Florbela Espanca
I: Important moment in your reading life
Descobrir o BookTube, pois foi a partir de aí que comecei a ler mais
J: Just finished
The Summer I Turned Pretty, Jenny Han
K: Kind of book you won't read
Erotismo
L: Longest book you've read
Amanhecer, Stephenie Meyer (768 páginas)
M: Major book hangover because of
Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez
N: Number of bookshelves you own
Uma com quatro prateleiras 
O: One book you read multiple times
Felizmente Há Luar!, Luís de Sttau Monteiro
P: Preferred place to read
No pus do meu quarto
Q: Quote that inspires you
"Mas era estranho, e simultaneamente verdadeiro; tudo aquilo que não se pode partilhar acaba desfeito em átomos." - Virginia Woolf
R: Reading regrets
O meu maior arrependimento literário é não ter lido Harry Potter mais cedo e poder crescer com as personagens e com a história.
S: Series you've started and need to finish
Divergente, Veronica Roth
T: Three of your all time favorite books
Orgulho e Preconceito, Jane Austen; Ana e o Beijo Francês, Stephanie Perkins; Cem anos de Solidão, Gabriel García Márquez
U: Unapologetic fangirl
A 5ª Vaga, Rick Yancey
V: Very excited for this release more than the others
P. S. I Still Love You, Jenny Han
W: Worst bookish habit
Esquecer-me de tirar ou marcar as frases que pretendo destacar
X: X marks the spot - pick the 27th book from the top left shelf
Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner Andresen
Y: Your latest purchase
Eleanor & Park, Rainbow Rowell
Z: Z snatcher - book that kept you up way too late
A Seleção, Kiera Cass

07/06/2015

Citações de Situação #12

*Fonte*
Porque era impossível escolher apenas uma citação.

06/06/2015

Musicando #16

Flags

1. Little Dancer, Leroy Sanchez
2. Balada Astral, Miguel Araújo com Inês Viterbo
3. Go Big or Go Home, American Authors
4. He Llorado, Juan Magan feat Gente de Zona
5. Gravity, Chase Atlantic
6. Quase Sem Querer, Maria Gadú
7. Poison, Rita Ora
8. Empire, Of Monsters and Men
9. It's Not Right For You, The Script

05/06/2015

Ligações Tranquilas #21

Desde a primeira vez que ouvi a música Morena, de Tiago Bettencourt, que a associei à música Lourinha Bombril, de Os Paralamas do Sucesso, tema de abertura da Malhação de 2011. Não sei justificar muito bem esta ligação pois as músicas são bastante distintas, mas talvez tenha ocorrido pela semelhança em algumas partes das respetivas letras, mais precisamente no refrão: "Esta morena"/"Essa lourinha".

04/06/2015

A to Z - Filmes (#7:Gwyneth Paltrow)

G de Gwyneth Paltrow. Esta lista é iniciada por Proof, uma filme inesquecível, que marca pelas personagens absorventes, pelo original argumento e pela indiscutível qualidade do trabalho dos atores. Em seguida, Iron Man 3, pois, apesar de ser o que menos gosto de toda a trilogia é aquele em que a personagem de Gwyneth tem uma maior relevância e participação, e Emma, uma adaptação do clássico de Jane Austen, com um romance memorável entre os protagonistas da ação. Em quarto lugar,  Iron Man 2, o meu preferido desta trilogia devido à forma vertiginosa como a história se desenrola sem se afastar das características clássicas das personagens e das suas respetivas relações. Por fim, do mesmo diretor da primeira longa metragem deste top 5, Shakespeare in Love, uma adorável e envolvente história de amor.
*Fonte*

03/06/2015

Novas Aquisições #21

No fim do mês anterior, a Wook estava com uma promoção de pague dois leve três, de maneira que comprei A Quimera de Praga, de Laini Taylor, e Eleanor & Park, de Rainbow Rowell, pois ambos faziam parte da minha Wishlist de Abril. Quanto à terceira obra, escolhi um livro para uma amiga minha que tem o seu aniversário no início deste mês. Por fim, também no fim do mês anterior, comprei The Summer I Turned Pretty, de Jenny Han, no bookdepository.

02/06/2015

TV Show Challenge #12

#12: Um episódio que viste mais de cinco vezes 
Já vi mais de cinco vezes diversos episódios de One Tree Hill e de Grey's Anatomy, pois são duas duas das minhas séries preferidas. One Tree Hill são nove temporadas de crescimento, onde a história de adolescentes cresce para uma história de adultos, onde uma história de sonhos e objetivos cresce para uma história de lutas e conquistas, onde uma história de pais e filhos cresce para uma história de filhos que se tornam pais. E Grey's Anatomy conta com uma enorme diversidade de personagens, as várias personalidades cruzam-se num alvoroço de oposições e de concordâncias, misturam-se numa controlada movimentação de histórias. 

01/06/2015

Leituras de Maio

06.05.2015 | The Secret Diary of Lizzie Bennet, Bennie Su and Kate Rorick
13.05.2015 | Ms. Marvel: No Normal, Wilson and Alphona
17.05.2015 | Paixões à Solta, Jill Mansell
22.05.2015 | Espera Por Mim, Gayle Forman
28.05.2015 | The Summer I Turned Pretty, Jenny Han