23/07/2015

"Convergente", Veronica Roth

Sinopse: A sociedade de fações em que Tris Prior acreditava está destruída – dilacerada por atos de violência e lutas de poder, e marcada para sempre pela perda e pela traição. Assim, quando lhe é oferecida a oportunidade de explorar o mundo para além dos limites que conhece, Tris aceita o desafio. (...) Alternando as perspetivas de Tris e Quatro, "Convergente", encerra de forma poderosa a série que cativou milhões de leitores em todo o mundo, revelando por fim os segredos do universo Divergente.





Livro: Convergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Porto Editora
Nº de páginas: 416
Série: Divergente
Nº de série: 3

Como já havia acontecido com o segundo livro desta trilogia, também o volume final da série não atingiu as minhas expetativas. Ao contrário do primeiro livro, que tem um ritmo vertiginoso que impede o leitor de pousar o livro, e do segundo, que apesar de contar com um início mais lento e menos cativante, o desenrolar da ação vai aumentando a confusão e ansiedade por respostas, atingindo o seu auge com o alcance da revelação final que altera a dimensão da trilogia. O terceiro livro nunca ascende ao nível dos volumes anteriores, a sua leitura é demorada e mesmo nos momentos mais dinâmicos ou mais emotivos, a obra nunca toma a atenção do leitor na sua totalidade. 
 *Fonte*
*Fonte*
Outro dos aspetos que me incomodou foi o duplo ponto de vista, isto é um capítulo sob a perspetiva da Tris e o outro sobre a perspetiva do Four, pois as suas "vozes" eram bastante parecidas, sendo difícil diferenciá-las. Porém, a grande reviravolta final que agradou a muita pouca gente, para mim foi um dos pontos mais positivos da obra, eu compreendi a necessidade da autora em fazê-lo e acho que ofereceu uma intensidade e estabilidade diferentes e necessárias ao volume final da série. 

Sem comentários: