22/01/2015

"O Alquimista", Paulo Coelho

Sinopse: "O Alquimista" relata as aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera — um tesouro enterrado sob as pirâmides. Uma cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista irão ajudá-lo na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que é o tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. "O Alquimista" recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e de ouvir a voz do coração.
Livro: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Bertrand Editora
Nº de páginas: 200



O Alquimista, de Paulo Coelho, foi a obra escolhida para o contrato de leitura deste período da disciplina de português. Pessoalmente, a escolha agradou-me, pois, para além de já conhecer o autor (Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e ChoreiO Zahir), era uma leitura que planeava fazer no futuro. 
Tendo em conta as agradáveis leituras anteriores, proporcionadas pelo mesmo autor, esperava um pouco mais desta obra. Apesar da escrita leve e direta, alguns ensinamentos surgem um pouco forçados, tornando a leitura cansativa e retirando algum do encanto das personagens. Nomeadamente,  Santiago, a personagem principal, que com o desenvolvimento da história vai perdendo destaque e, consequentemente, interesse. Porém, a construção de outras personagens foi bem conseguida, como o Inglês, uma personagem com uma personalidade, nitidamente, definida, e o Alquimista, que conquista o leitor através da sua audácia e atrevimento. Em suma, foi uma leitura positiva, que me fez refletir, ainda que não tenha correspondido com as minhas expetativas. 

Sem comentários: