25/01/2015

"A Carta Roubada" + "Berenice", Edgar Allan Poe

Sinopse:  As duas histórias deste volume permitem explorar os polos opostos da narrativa de Poe. Em "A Carta Roubada", encontramos o conto policial que Poe sabe tecer com delicadas ironias, mas que contém uma importante declaração de princípios: para resolver com precisão os assuntos humanos, a imaginação poética revela-se superior à razão matemática e à exatidão dos seus axiomas. Já em "Berenice" entramos no território de melancolia mórbida, da beleza do macabro, do espanto e do fascínio pelos espetros monstruosos do além.


Livro:  A Carta Roubada + Berenice
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Ara Llibres
Nº de páginas: 78
Coleção: Livros Bilingues
Nº de coleção: 2


O primeiro conto (A Carta Roubada) insere-se no género policial, este destaca-se pela abordagem singular do autor no desenvolvimento do mistério, colocando o crime em segundo plano, é numa reflexão sobre a lógica que se encontra o assunto central da obra. Desta forma, apesar do enigma ser bem desenvolvido, tomando a curiosidade do leitor desde o primeiro parágrafo, este termina sem um final certo, devido à pouca relevância que lhe é atribuída. A essência do conto encontra-se na mencionada reflexão sobre a lógica, onde o narrador defende que as leis da matemática não se aplicam a tudo, e na maneira como esta é aplicada em função da resolução do mistério.
*Fonte*
O segundo conto (Berenice) aprisiona por completo o leitor através da sua narrativa, que, apesar de profundamente melancólica e depressiva, flui levemente até ao último ponto final. Assim, o desespero levado ao extremo e a contagiante angústia, caraterísticos da obra de Poe, são transmitidos ao leitor astuciosamente, colocando em evidência a graciosa descrição dos acontecimentos. Por fim, o conto, inserindo-se no género terror, inclui um final arrepiante, que o eleva a um nível  superior de qualidade.

P.S.: Este livro pertence a uma promoção semanal do Correio da Manhã composta por vinte livros bilingues. 

Sem comentários: