28/07/2014

"Insurgente", Veronica Roth

Sinopse: A tua escolha pode transformar-te - ou destruir-te. Mas qualquer escolha implica consequências, e à medida que as várias fações começam a insurgir-se, Tris Prior precisa de continuar a lutar pelos que ama - e por ela própria.
 À medida que o conflito entre as diferentes fações e as ideologias de cada uma se agita, a guerra parece ser inevitável. Escolher é cada vez mais incontornável... E fatal. Transformada pelas próprias decisões mas ainda assombrada pela dor e pela culpa, Tris terá de aceitar em pleno o seu estatuto de Divergente, mesmo que não compreenda completamente o que poderá vir a perder.
Livro: Insurgente
Autor: Veronica Roth
Editora: Porto Editora
Nº de páginas: 376




Ao contrário de Divergente, inicialmente, a leitura desta obra não me motivou muito, de maneira que a evitei durante algum tempo. No primeiro livro da série, a narrativa leva-nos a 120 km/h e sem dar por isso, encontramos o último ponto final. O que se espera de uma moderna trilogia distópica encontramos num único livro, Divergente, isto é, a apresentação das personagens e do mundo, a introdução de algumas questões importantes, o início de um conflito e, finalmente, a guerra. Assim sendo, o que sobra para o segundo livro?! 
Shailene Woodley (Tris); Theo James (Tobias); Neil Burger (Diretor); Veronnica Roth (Escritora).
Finda a leitura dos primeiros capítulos, tudo indicava que se tratava de um típico livro de ligação, no entanto  à medida que a ação prosseguia, mais questões se iam impondo. O leitor acompanha a jornada que a personagem principal faz à procura de respostas, enquanto, simultaneamente, vive a sua própria jornada, partilhando a confusão e ansiedade da mesma. Por fim, com o alcance da revelação final, todos os acontecimentos anteriores são explicados, ainda que esta revelação altere a dimensão da trilogia e a luta perca o seu sentido. Assim sendo, as expetativas para o terceiro livro são bastante altas.

Insurgente não é apenas a ligação à conclusão da trilogia, é o gigante salto de renovação que inicia a conclusão.

Sem comentários: